Dependência Química

Central Terapêutica - Reabilitação para Alcoolismo e Dependência Química.

Tratamento para Dependência Química

A dependência química é uma condição orgânica que nasce da utilização constante de certas drogas psicoativas, as quais consequentemente provocam o aparecimento de sintomas que envolvem especialmente o Sistema Nervoso Central, o qual se torna dependente de uma dada substância, sofrendo assim os efeitos de uma abstinência repentina e prolongada.
Em nenhum momento pode-se afirmar que o dependente está totalmente curado, pois ele sempre trará em si a potencial recaída, que só será evitada se o paciente se abstiver da droga pelo resto de sua existência. Para isso, também o auxiliaremos em tudo que for necessário para preveni-lo de possíveis recaídas.
Dependência é distinta do vício, que leva o usuário ao consumo excessivo e compulsivo da droga, gerando uma conexão psíquica mais profunda, uma ligação patológica com as substâncias utilizadas.
É uma doença crônica que leva a pessoa a uma progressiva mudança de comportamento, gerando uma adaptação a doença, a fim de proteger o consumo da droga.
No Brasil, os números relacionados ao consumo de entorpecentes, infelizmente, não são os melhores e indicam resultados assustadores. Além dessa triste realidade, outro grande problema a ser combatido é falta de informação. Muitas famílias, que enfrentam isso com algum parente, desconhecem as formas de tratamentos para dependência química adequados, capazes de reinserir, de fato, o dependente ao convívio social.

Tomando o passo definitivo: a internação.

Com a saúde de seu ente querido em mente e esperançosos quanto ao tratamento, a família deve, então, buscar serviços e profissionais que ajudarão o dependente químico.
Em casos mais graves, a internação involuntária, ou seja, aquela em que o dependente é internado contra sua vontade, pode ser a única solução viável para esse terrível quadro. Esse tipo de internação é prevista por lei e pode ser uma opção extremamente benéfica para o doente que se encontra além de suas capacidades mentais normais.
Enfim, as clínicas de reabilitação para dependentes químicos são o caminho mais indicado para o tratamento das drogas. Em geral, são equipadas com instalações que proporcionam conforto, segurança e acolhimento ao paciente, além de contarem com profissionais de várias áreas (psiquiatras, psicólogos, terapeutas, enfermeiros, entre outros).

Oferecemos um tratamento humanizado, resgatando a dignidade, valores familiares e a qualidade de vida do paciente.