Tratamento Alcoolismo

Central Terapêutica - Reabilitação para Alcoolismo e Dependência Química.

Tratamento Alcoolismo

O tratamento do alcoolismo é importante não somente para o dependente, mas também para todos aqueles que convivem com ele. Nesse sentido, a dependência alcoólica trata-se de uma doença muito séria, cujos impactos afetam a família, os amigos, as relações profissionais e o convívio social, além de atingir o próprio dependente.
Os familiares mais próximos, sobretudo, são os mais envolvidos pelos impactos do vício e tem um papel essencial na busca pelo tratamento e no sucesso da reabilitação. Deseja saber como e por quê? Então, não deixe de continuar lendo este conteúdo!
É comum a família “adoecer” junto com o dependente e a esse fato denominamos codependência, uma doença emocional e comportamental. Estudada desde o final da década de 70, ela é mais uma das consequências da dependência no meio familiar.
O codependente pode ser um filho, um pai, uma mãe, um cônjuge ou uma pessoa querida, que tenha envolvimento direto com o dependente e que, por não saber lidar com os problemas da dependência em seu convívio, acaba desenvolvendo padrões doentios.
Um dos sintomas mais comuns dessa doença e que acontece muito em casos de alcoolismo é quando o codependente reage à doença de alguém com dependência química e, quanto mais ele reage, mais a dependência tende a aumentar.
Essa relação disfuncional pode comprometer não somente a saúde e qualidade de vida da família, como também o sucesso no tratamento do dependente, que se sentirá ainda pior emocionalmente.
A ajuda especializada é fundamental, afinal, as clínicas de recuperação têm inúmeras abordagens que podem ajudar toda a família durante a intervenção. Por isso, elas são tão importantes no tratamento de alcoolismo e devem ser o primeiro contato da família e do dependente para o sucesso na longa trajetória terapêutica.

Oferecemos um tratamento humanizado, resgatando a dignidade, valores familiares e a qualidade de vida do paciente.