Atendimento Psicológico

Central Terapêutica - Reabilitação para Alcoolismo e Dependência Química.

Atendimento Psicológico

Em suma, o tratamento constitui-se desde seu início pela sucessiva intervenção em diferentes espaços, onde o residente tem experiências, de diversas formas de fazer, e diversifica assim a rotina de seu tratamento.
Conforme escala de serviços por setores, temos atividades cotidianas que associam o labor com a recuperação. As atividades voltadas a compreender a dimensão social do sujeito e estas intervenções ocorrem tanto interna quanto externamente, sendo que as atividades externas na comunidade são de acordo com a evolução do tratamento de cada residente.
O acompanhamento do residente junto ao projeto de reinserção social envolve o serviço voluntário à Comunidade, sendo que as atividades internas e externas de laborterapias são acompanhadas por monitores e constantemente avaliadas pelo coordenador terapêutico e equipe.
A proposta de reinserção social não possui como foco principal a recondução e a formação em aspectos formais e de trabalho na vida do sujeito, mas sim, de dimensões socioemocionais e afetivas, que possibilitam amadurecimento e construção de vivências saudáveis na comunidade e inclusive de perspectiva de vida e de atuação.
As oficinas socioterápicas são realizadas com todos os residentes a partir da laborterapia e de grupos de orientação, associadas a atividades práticas com conteúdos temáticos em pauta, conforme cronograma.
Além disso, existe a participação de residentes na comunidade e da comunidade na instituição, quando profissionais da área ou de matérias afins contribuem internamente com palestras, oficinas e atividades que somam no tratamento.
Atendimento a família. A família do residente é atendida em especial pelo Psicólogo, mas também pela equipe de coordenadores (disciplinar e terapêutico).
Existe um cronograma de reuniões semanais, onde todas as famílias que residem no município-sede devem comparecer, uma vez que a rede familiar é um dos eixos de sustentação do tratamento, sendo o resgate de vínculos e a conscientização da família de suma importância para a efetiva qualidade do tratamento.​

Oferecemos um tratamento humanizado, resgatando a dignidade, valores familiares e a qualidade de vida do paciente.